
estou trazendo de volta o uso do termo “guru” para descrever algumas pessoas que estou vendo agora.
o termo “guru” tornou-se um pejorativo para descrever os profissionais de marketing da internet que eram falsos.
eles falavam sobre autenticidade e “ajudando você a expandir seus negócios”, mas estavam focados apenas em aumentar seus próprios resultados.
seu público e clientes nada mais eram do que métricas de conversão e carteiras com pés.
eles usavam o jargão incessantemente para confundir as pessoas e parecer mais espertos do que eram.
eles diziam às pessoas que tinham um problema nebuloso que os estava “segurando”, mas esse problema não existia de verdade – eles o inventaram e o reforçaram com tanta força que as pessoas acreditavam que estavam perdendo alguma coisa.
os gurus confiaram fortemente na escassez fabricada de todos os tipos para exacerbar o FOMO nas pessoas.
“imagine onde você estaria se tivesse começado há um ano, quando pensou nisso pela primeira vez?”
soa familiar?
eles então criariam soluções, processos e estruturas para resolver os problemas que eles fabricavam e que as pessoas não tinham.
foi tudo apenas desconcertante e manipulação disfarçada de “bom copywriting” e “otimização de conversão”.
aqui está o guru “dizendo” – quando eles começam a falar mais sobre seus negócios e como podem ganhar mais dinheiro (de você, porque você é o público afinal) em vez de como eles podem compartilhar algo de valor, então você tem um guru .
eles inevitavelmente começam a vender mentores para o público em geral usando filtros falsos para fazer parecer que você precisa “qualificar”.
este é o jogo de “produto de bilhete alto” – eles cobram vários milhares ou dezenas de milhares para se sentar em uma sala com “outros grandes rebatedores”.
a única qualificação é que você pode pagar a taxa.
é um caminho bem trilhado e basicamente se trata de separar você de tanto dinheiro quanto eles podem extrair de você.
não tem nada a ver com você ser bem-sucedido, isso seria um subproduto feliz, porque eles poderiam usá-lo como prova social em um depoimento.
quando as pessoas começarem a falar constantemente SOBRE você como uma espécie de engrenagem na máquina de seu funil, pare de prestar atenção nelas e pare de dar seu dinheiro a elas.
elas se tornaram gurus do marketing na internet e a proposição de valor que eles ofereciam desapareceu a favor deles “aumentando seus negócios”.