Categorias
2023

minha missão

a coisa mais poderosa que conheço é gastar seu tempo fazendo o que você deseja.

estou em uma missão de vários anos para preencher o máximo possível minha agenda com coisas que realmente quero fazer. isso tem sido chocantemente difícil.

aprendi que, na verdade, só há uma coisa que realmente amo e que farei até morrer: passar longos períodos de tempo com pessoas extraordinariamente talentosas ajudando-as a materializar seus sonhos.

gosto de aprender com elas (nada me dá mais energia do que alguém fazendo o que deveria estar fazendo na vida) e gosto de tentar ajudá-los, desbloqueando algo produtivo: um podcast que os expõe ao melhor público do mundo, uma introdução ou duas que aceleram alguma parte do que estão fazendo, uma destilação de sua narrativa ou mensagem central, talvez até uma ideia que não haviam considerado antes.

há muitos dias em que tenho 2 a 3 longas conversas e é isso. esses são os melhores dias. “conversador” não é um trabalho que você imagina quando criança, e não é aquele que “deixaria seus pais orgulhosos”.

a parte bizarra é que se você fizer apenas o que ama, coisas incríveis, mas imprevisíveis, acontecerão.

kevin kelly tem a ótima ideia de que você precisa de sua própria definição distinta de sucesso. para mim, sucesso seria cultivar uma reputação muito específica. gostaria que minha reputação fosse “fale com aquele cara e você sairá energizado, pensando em algo novo. coisas boas acontecerão e geralmente não lhe custarão nada”.

às vezes me sinto culpado porque meu “trabalho” não parece uma tarefa árdua. as pessoas pensam que grandes realizações requerem “coragem” e “trituração”, e não tenho nada contra essas coisas, e certamente muitos dos grandes resultados só foram possíveis graças a moedores extremos… mas nunca sinto que estou trabalhando quando eu faço o que gosto de fazer.

talvez eu oferecesse uma alternativa à “coragem”. grandes resultados a longo prazo requerem uma fonte de combustível incomum. a melhor fonte de combustível a longo prazo é algum ato repetido que o energize de uma forma que permita que você se torne uma pessoa geradora, que usa a energia para fazer coisas para os outros. uma ótima pergunta é “qual é a sua fonte de combustível renovável?” embora não seja perfeito, acho que a melhor resposta é “faça o que quiser”.

joseph campbell escreveu “o privilégio de uma vida é ser quem você é”. ser quem você é, ou fazer o que quiser, parece egoísta, mas é o oposto. minha experiência com inúmeras pessoas fazendo o que querem é que elas fazem MAIS pelos outros.

o que aprendi vendo os outros tentarem fazer mais do que querem é que a transição de uma vida de “eu deveria” para “eu quero” requer extrema convicção, coragem e um ato de fé. deveria ser revelador que, embora às vezes você veja pessoas fazendo essa transição, você nunca vê alguém fazer a transição de volta na outra direção.

espero sinceramente que mais pessoas dêem esse salto: ‘conforme você segue o caminho da vida, verá um grande abismo. salte.’