Categorias
2024

uma escolha

o grande segredo – o verdadeiro prêmio de empreender – não está na obsessão por resultados financeiros, métricas absurdas ou na busca incessante por reconhecimento. a grande conquista, para mim, é simplesmente poder escolher com quem compartilho meus dias e o que faço com eles.

passei tempo demais no inferno corporativo, ouvindo bobagens de chefes que eu não respeitava, fingindo sorrisos em reuniões que poderiam ter sido e-mails e aceitando ambientes tóxicos porque, afinal, “precisamos do emprego”. então, hoje, ter a liberdade de trabalhar com pessoas que realmente admiro – aquelas que fazem você querer continuar a conversa depois que o expediente acaba, aquelas que trazem ideias genuínas à mesa – é o que faz valer a pena.

quando se empreende, a vitória real não é o dinheiro, o escritório descolado ou os cases de sucesso pra jogar na cara dos outros. o verdadeiro troféu é não precisar aturar chefes insuportáveis ou ambientes onde você engole sapos pra não perder o salário. poder criar algo significativo com gente que você respeita e que te inspira a cada dia é um privilégio raro.

dizem que “trabalho é trabalho”, mas, pra mim, não existe mais esse clichê de separar a vida pessoal da profissional. se você vai gastar metade do seu dia com alguma coisa, que seja algo que você ama e com pessoas que você escolheria ter por perto, mesmo se não houvesse nada em jogo. e é essa liberdade – de escolher o que fazer, com quem fazer e como fazer – que eu considero o verdadeiro hack da vida.

não preciso de prêmios, títulos ou cargos pomposos. o que eu realmente celebro é poder acordar todo dia sabendo que estou ao lado das pessoas certas, fazendo o que eu gosto, sem ninguém me dizendo o que devo ou não devo fazer. se isso não é sucesso, então não sei o que é. e isso, meus amigos, é algo que nenhum chefe babaca pode tirar de mim.