Categorias
2024

gurus

se walter white fosse um guru de curso online, a série teria acabado no terceiro episódio. nada de noites em claro cozinhando metanfetamina em trailers no meio do deserto, nada de explosões, nada de enfrentar cartéis assassinos. ele simplesmente abriria um canal no youtube e venderia um curso chamado “como construir um império do zero com um simples método.” em vez de dizer “i am the danger”, ele falaria “você está cansado de viver na mediocridade?” e pronto, fim da história, império garantido sem um arranhão. porque, no mundo desses charlatões, riqueza não vem de talento, esforço ou sacrifício. vem de um método mágico que, veja só, só eles conhecem e estão dispostos a compartilhar por um precinho camarada.

a grande diferença? walter white, apesar de todos os seus defeitos, pelo menos sabia que era um bandido. o guru do curso online, por outro lado, finge que está fazendo um favor ao mundo. enquanto walter enfrenta traficantes armados até os dentes para proteger seu império, o guru enfrenta… um ring light e um script mal ensaiado. a única coisa que ele tem que fazer é repetir frases prontas sobre “renda passiva” e “mentalidade milionária” enquanto finge que seu fundo alugado em dubai é um símbolo de sucesso genuíno.

e o golpe é sempre o mesmo. primeiro, ele te convence de que ser uma pessoa normal, trabalhar, pagar contas, viver sem alarde… é a pior coisa que pode acontecer com um ser humano. porque, claro, a verdadeira felicidade não está em comer um bom prato de comida, viajar por prazer ou simplesmente não ser um babaca. está em ser um tubarão dos negócios, um investidor visionário, um predador em um mundo de presas. e, por sorte, ele tem um curso exatamente para isso.

mas a parte mais brilhante desse golpe? quando dá errado, e sempre dá errado, a culpa nunca é do curso. é sua. você não aplicou direito. você não teve a mentalidade certa. você não quis o suficiente. genial. ele vende uma miragem e ainda te convence de que, se você morrer de sede no deserto, o problema foi sua falta de comprometimento. walter white pelo menos admitiria que te enganou. o guru do curso online vai te convencer a comprar outro curso.

mas a cereja do bolo, o golpe final, é quando o ex-aluno finalmente percebe a realidade: o único jeito de ganhar dinheiro com esses cursos é vendendo um. e assim nascem novos gurus. o sujeito que gastou r$ 3.000 em um treinamento inútil agora está pronto para recuperar o investimento. grava um vídeo, monta um “método infalível” e começa a vender exatamente a mesma ilusão que comprou. um grande esquema de pirâmide emocional onde a única coisa que se multiplica não é o dinheiro, é o número de pessoas convencidas de que são gênios do capitalismo.

walter white, se assistisse a isso tudo, provavelmente abriria uma cerveja, daria um gole e diria: “eu explodi um cartel inteiro para construir um império e esses imbecis conseguiram o mesmo resultado vendendo e-books de autoajuda. parabéns para eles.”