
paradoxo: quanto mais opções temos, menos liberdade sentimos.
opções abundantes podem nos escravizar porque tomar decisões com confiança se torna muito mais difícil.
eu chamo isso de efeito “the bachelor”.
os participantes do programa são apresentados a 20 parceiros em potencial. mas ainda mais do que isso, eles sabem que ainda mais pessoas estão assistindo ao programa. eles serão apresentados de forma muito positiva a milhões de parceiros em potencial.
toda essa opcionalidade torna a ideia de se comprometer com uma única pessoa mais desafiadora. não importa o quão incrível alguém seja, é fácil imaginar que alguém ainda melhor ainda possa estar por aí.
the bachelor está em sua 27ª temporada, mas apenas 5 dos casais formados continuam juntos! quanto mais enfatizamos a opcionalidade, maior a probabilidade de nos sentirmos insatisfeitos com nossas escolhas.
então, qual é a solução?
eu me convenci de que o contentamento é um superpoder. contentamento é ter uma mentalidade de satisfação e gratidão pelo que você já tem.
o contentamento nos liberta da tirania da escolha. Isso nos livra de questionar cada decisão que tomamos e nos livra da rotina de comparação.
o primeiro passo é fácil: gaste tempo todos os dias documentando o que você é grato em sua vida. algumas pessoas chamam isso de diário de gratidão. muitos estudos mostraram que isso causa um impacto positivo mensurável na vida das pessoas que o praticam regularmente. você ficará surpreso com o impacto que isso pode causar.