
monges são as pessoas mais felizes na terra.
aqui está uma coisa que eles aprendem cedo:
a lei da rendição (como conseguir o que você quer deixando ir):
primeiro, antes de dizer “monges não querem nada!”, lembre-se de que eles querem algo sim: iluminação, que é a coisa mais difícil de se obter. para conseguir isso, você tem que deixar ir tudo.
quer usar o poder da rendição para conseguir o que você quer na sua própria vida? então vamos lá:
pare de desejar o que você não tem. esse é o ingrediente número 1 de uma vida miserável. alguém, em algum lugar, daria o braço direito para estar na sua exata situação. a gratidão atrai. a carência repele.
pare de focar nos resultados. imagine que você está programando um robô para fazer seu trabalho. quantas linhas de código você daria para se preocupar com o resultado? apenas faça seu plano, dê um passo. depois outro. e mais outro.
pare de pensar a curto prazo. imagine que você tem um pássaro que põe um ovo de ouro uma vez por semana. você pode cuidar do pássaro e esperar que sua riqueza cresça ao longo do tempo? ou você o matará pelos 3 ovos que pode obter agora?
pare de se importar com o que as pessoas pensam. a maioria das pessoas vive vidas de insatisfação silenciosa. se você viver pelos padrões delas, viverá com os problemas delas. a maioria das pessoas que alcançam a grandeza são incompreendidas no início.
pare de buscar fama. você pode pensar que se conseguir que muitas pessoas te amem, finalmente se amará. mas um estudo com 1064 músicos famosos descobriu que eles têm 2 vezes mais chances de morrer do que a maioria das pessoas (devido ao abuso de drogas e suicídio). cuidado com o que deseja.
pare de esperar que as coisas melhorem. a verdadeira felicidade não é sobre circunstâncias. se você depender de coisas estarem de um certo jeito, seu humor sempre estará fora do seu controle. aprenda a aceitar as coisas como são (inclusive você mesmo).
pare de esperar pela solução de outra pessoa. seu propósito é encontrado ao fazer a mudança que você mais deseja ver no mundo. mesmo que leve toda a sua vida para fazer apenas um centímetro de progresso, é assim que você morre realizado.
pare de tentar impressionar as pessoas. elas lembram como era no seu nível. lembram como tentaram impressionar as pessoas acima delas. então veem através de você. se você realmente quer se destacar, fique quieto e siga o conselho básico delas à risca.
pare de esperar permissão. se você precisa que outra pessoa diga que está tudo bem, você está vivendo em uma prisão mental. havia guardiões suficientes durante sua educação. você é um adulto—dê a si mesmo permissão.
pare de buscar a aprovação de todos. sempre haverá pessoas que discordam de você. a única maneira de evitar isso é nunca falar nada. o aparecimento de haters é um sinal de que você está representando algo corretamente.
pare de esperar pelo momento perfeito. ele não existe. um momento 8/10 é bom o suficiente. quando os planos falham, você aprende o que não fazer na sua próxima tentativa.
pare de se censurar. todo mundo comete erros. compartilhar sobre eles cria conexão. dê às outras pessoas o presente de aprender com suas lutas.
pare de colocar os outros em um pedestal. no zen, é dito que se você encontrar o buda, deve matá-lo. isso é apenas uma maneira extrema de dizer “o buda não é especial”. o que ele percebeu é o direito de nascimento de todo ser humano.
pare de se apegar a rótulos. nós nos definimos com base em títulos, carreiras, status social. mas nada disso importa no fim. se você não pode se ver como algo além de um cargo ou uma função, você está se enganando.
pare de esperar por finais felizes. a vida não é um filme da disney. os problemas não desaparecem magicamente. você precisa enfrentar cada dia como ele é, não como você gostaria que fosse.
e, acima de tudo, pare de esperar que a vida faça sentido. ela não faz. e está tudo bem. aprenda a encontrar beleza no caos, a rir no meio do absurdo, e a seguir em frente, mesmo quando nada parece fazer sentido.
porque, no fim, tudo o que você realmente tem é agora.