Categorias
2024

escrever para não ser lido

seu erro é que você está escrevendo para ser lido. parece contraintuitivo, eu sei. você acredita que a arte de escrever é sobre construir pontes com palavras e capturar corações. que nobre. que ingênuo. escrever não é sobre suavizar arestas, sobre palavras docemente alinhadas como uma fila de soldados em um desfile militar. não, meu amigo. escrever é sobre socar a cara do leitor. é sobre fazê-lo sangrar, rir e, se possível, chorar. se você não está causando uma reação visceral, então você está fazendo errado.

você está escrevendo para agradar, para conquistar, para ser aceito. e esse é o seu erro fatal.

lembre-se de que a escrita não é um jantar gourmet meticulosamente preparado, é uma briga de rua. é um prato de street food mal-humorado, mas autêntico, que te faz sentir vivo. se você não está disposto a desafiar, a chocar, a tirar as pessoas da sua zona de conforto, então, honestamente, qual é o ponto?

então, pare de escrever para ser lido. escreva para ser sentido. faça com que suas palavras sejam um soco no estômago. faça com que elas queimem e curem ao mesmo tempo. só assim você fará jus à arte de escrever. e só assim deixará de ser um mero escritor e se tornará uma força a ser reconhecida.