Categorias
2021

como pensar e decidir melhor

um modelo mental é uma explicação do processo de pensamento de alguém sobre como algo funciona no mundo real.

eles moldam como pensamos e como entendemos.

precisamos deles para simplificar as complexidades e a razão.

não podemos manter todos os detalhes do mundo em nossos cérebros, então usamos modelos mentais.

a qualidade do nosso pensamento é a qualidade dos modelos em nossas cabeças.

quanto mais modelos você tiver, maior a chance que você tome a decisão certa na situação certa.

a maioria de nós é especialista, olhando para o problema apenas de uma maneira:

• engenheiros pensam em sistemas,
• os biólogos pensam em termos de evolução,
• os psicólogos pensam em termos de incentivos…

mas se você colocar isso junto, você pode ver um problema de forma tridimensional.

“você realmente não pode saber de nada se apenas lembrar de fatos isolados e tentar devolvê-los. se os fatos não se juntam em uma estrutura teórica, você não os tem em uma forma utilizável. você tem que ter modelos mentais em sua cabeça. ” – charlie munger

modelo mental de inversão: em vez de pensar no resultado desejado, considere o resultado que você gostaria de evitar. evitar a estupidez é mais fácil do que buscar o brilho.

navalha de occam: a explicação mais simples geralmente é a correta. se você está tentando entender o que aconteceu, desenvolva a hipótese mais básica possível.

tendência ao ciúme: existem dois tipos de inveja, um o motiva a se elevar ao nível de outra pessoa. um faz você tirar algo valioso de outra pessoa.

  • o tipo produtivo é “inferioridade”
  • o tipo improdutivo é a “inveja maliciosa”

raciocínio para trás: isso começa com uma lista de objetivos e retrocede do consequente para o antecedente. é conhecida como técnica orientada a objetivos porque partimos da meta e chegamos ao estado inicial para extrair os fatos.

círculo de competência: quando o ego o dirige, você tem pontos cegos. quando você é honesto consigo mesmo, sabe onde está vulnerável e onde pode melhorar. compreender seu círculo de competência melhora a tomada de decisões e os resultados.

retornos decrescentes: os benefícios incrementais que você obtém com um investimento ficam cada vez menores. quanto mais cedo você notar os retornos decrescentes, mais cedo poderá aderir aos projetos que são mais valiosos para o crescimento do seu negócio.

experiência de pensamento: quando é impossível encontrar evidências empíricas, recorremos aos experimentos mentais para compreender conceitos complexos. ao fazer isso, você pode abrir novos caminhos para investigação e exploração. os experimentos mentais nos ajudam a aprender com nossos erros e evitar erros futuros.

princípio de pareto: conhecida como regra 80/20; a maioria dos resultados não são distribuídos igualmente.

• 20% do seu tráfego rende 80% dos seus leads
• 20% do trabalho gera 80% dos retornos
• 20% do seu tempo produz 80% dos seus resultados

relatividade: se a terra está se movendo através do espaço, como é que eu não percebo? aresposta é relatividade! também pode nos mostrar os limites de nossa percepção. e como devemos estar abertos a outras perspectivas se realmente quisermos entender os resultados de nossas ações.

alavancagem: dê-me uma alavanca por tempo suficiente e eu moverei o mundo. com uma pequena quantidade de força de entrada, podemos fazer uma grande força de saída por meio de alavancagem. entender onde podemos aplicar esse modelo ao mundo humano pode ser uma fonte de grande sucesso.

incentivos: todas as criaturas respondem a incentivos para se manterem vivas. às vezes, a solução para um problema de comportamento é simplesmente rever os incentivos e certificar-se de que estão alinhados com o objetivo desejado. aregra da vida é repetir o que funciona e foi recompensado.

loop de feedbacks: os ciclos de feedback são criados quando as reações afetam a si mesmas. uma lição importante dos ciclos de feedback é que as coisas estão conectadas; alterar uma variável em um sistema afetará outras variáveis nesse sistema e em outros sistemas.

ilusão de controle: a ilusão de controle é um preconceito que nos leva a supor que temos controle total sobre o resultado de uma situação em uma instância em que não temos. nem tudo na vida está sob nosso controle.

margem de segurança: osengenheiros desenvolveram o hábito de adicionar uma margem de erro em todos os cálculos. você pode pensar nisso como um reservatório para absorver erros ou azar.

aleatoriedade: grande parte do mundo é composta de eventos aleatórios, não sequenciais e não ordenados. a vida é aleatória, não espere entendê-la, aprenda a vivê-la. alguns eventos são impossíveis de prever.

custos de oportunidade: fazer uma coisa significa não ser capaz de fazer outra. vivemos em um mundo de trocas e o conceito de custo de oportunidade domina tudo. tudo tem um custo de oportunidade.

oferta e demanda: a oferta e a demanda são um modelo mental econômico fundamental.

oferta: existe uma relação positiva entre o preço de um bem e a quantidade fornecida.

demanda: existe uma relação inversa entre o preço de um bem e a quantidade demandada.

guerra em duas frentes: na 2ª guerra mundial, uma vez que a rússia e a alemanha se tornaram inimigas, a alemanha foi forçada a dividir suas tropas e enviá-las para uma frente separada, enfraquecendo seu impacto em ambas as frentes. na vida prática, evitar uma guerra em duas frentes é racional. isso causa foco e concentração em um trabalho.

confiança: o mundo funciona com base na confiança. todos os dias confiamos em motoristas, balconistas, chefs e muitos outros. um sistema de confiança é aquele que tende a funcionar de forma mais eficiente; as recompensas da confiança são extremamente altas.

instinto de curiosidade: a curiosidade é o que nos leva a aprender muito sobre o mundo que nos rodeia. os cientistas têm uma forma característica de ver o mundo e seu trabalho: sua mentalidade visa descobrir verdades sobre a natureza. em um instinto de verdade; curiosidade.